Manitowoc desenvolve ferramenta digital para monitoramento de guindastes

Manitowoc desenvolve ferramenta digital para monitoramento de guindastes

Por: Santelmo | Imagem: Manitowoc

A plataforma utiliza um sistema baseado em aplicativo que permite que os operadores e proprietários visualizem as informações do equipamento em tempo real

A Manitowoc, empresa com presença confirmada na M&T Expo 2022, prepara o lançamento de uma nova ferramenta que possibilitará o monitoramento remoto de guindastes. Batizada de Connect, a plataforma digital utiliza um sistema com base em aplicativo que permite que os operadores e proprietários visualizem as informações do equipamento em tempo real. Além disso, será possível trocar dados e receber alertas. A companhia pretende, também, adicionar outras funcionalidades no futuro (como a integração com o BIM). Com acesso via notebook, tablet ou smartphone, a novidade promoverá diversos avanços no gerenciamento da frota.

“O lançamento da ferramenta Connect dará início a nova era digital nas operações com guindastes da Manitowoc”, destaca Dirk Wolfsteller, vice-presidente de pós-venda da Grove na Europa, ressaltando que a ferramenta permitirá que o usuário analise o desempenho dos equipamentos, verifique os medidores de serviço e realize o diagnóstico de falhas. “A plataforma trará visão dos guindastes sem precedentes, transformando a sustentabilidade, o desempenho e a lucratividade vinculada aos investimentos”, complementa o executivo.

No primeiro momento, a Connect será implantada em guindastes de torre Potain e nos equipamentos todo terreno Grove (nesse segundo, a plataforma deve estar inicialmente disponível nos modelos GMK fabricados a partir de 2023). Além disso, será oferecida nos guindastes novos e disponibilizada para adaptação de máquinas com sistema de controle CCS.

Já nos guindastes de torre Potain, a ferramenta será oferecida como opção para os novos equipamentos de torre giratória e automontáveis. Também poderá ser adaptada nas máquinas com CCS. Com isso, a Potain deve descontinuar a produção de sua plataforma CraneSTAR Diag.