Máquinas e equipamentos, os "braços fortes" da mineração moderna

Máquinas e equipamentos, os "braços fortes" da mineração moderna

Conheça os principais tipos de trabalho realizados na indústria mineradora e de onde vem a força necessária para realizá-los

A mineração foi uma das primeiras indústrias a se tornarem mecanizadas, e com uma razão bastante óbvia: conforme a atividade evoluiu, rumo ao tempo moderno, a força exigida para remover terra, perfurar rochas e transportar volumes bastante pesados de minério, entre outras ações, começou a ir muito além do que o ser humano seria capaz, mesmo com ferramentas.

Assim, enquanto os engenheiros do passado aplicavam energia a vapor em máquinas projetadas para mover grandes quantidades de terra de forma rápida e econômica, os industriais do nosso tempo aprimoraram essas tecnologias, o que também ampliou o tamanho das máquinas e equipamentos e dinamizou o processo.

E embora os implementos tenham melhorado ao longo dos séculos, o fundamento da mineração é o mesmo: movimentar material, obter o minério e transportá-lo ao local de processamento. Veja quais são, hoje, os tipos de máquinas e equipamentos a desempenhar esse trabalho em cada frente – e os destaques entre eles.

Lavra

Há quatro tipos de equipamentos utilizados na lavra subterrânea e também na de céu aberto: perfuração e/ou desmonte, carregamento, escavadeiras e transporte.

Os equipamentos de perfuração são os que executam furos para quaisquer tipos de bitolas e serviços, sejam furos de detonação, drenagem ou para a passagem de cabos de energia.

Nas rochas, os métodos usados de perfuração são perfuração mecânica, por vibração, por jato de água, com ultrassom, por jato abrasivo, por reagentes químicos, por fraturação elétrica, perfuração térmica e por jato de plasma.

A perfuratriz é a principal máquina para este serviço e existem quatro tipos delas – perfuratrizes de percussão; perfuratrizes rotativas; perfuratrizes rotativas-percussivas e perfuratrizes de profundidade. Cada tipo de equipamento utiliza um método diferente para obter diferentes fins, em diferentes terrenos e profundidades.

Carregamento

Motoscrapers – máquinas de terraplanagem muito versáteis, pois são utilizadas para fazer nivelamento do terreno e, ao mesmo tempo, a retirada do material. O trator é articulado e a parte traseira ou caçamba tem uma espécie de lâmina na parte inferior para fazer a raspagem da terra. A terra retirada vai para dentro da caçamba ao invés de ser apenas espalhada, como acontece com máquinas similares, como tratores de esteiras e motoniveladoras.

Entre outros equipamentos de carregamento estão também as pás carregadeiras e a carregadeira subterrânea.

Desmonte mecânico

Roadheader – A máquina de cabeçalho é um equipamento de escavação que consiste em uma cabeça de corte montada em lança, um dispositivo de carregamento geralmente envolvendo um transportador e uma esteira rolante de esteira para mover a máquina inteira para frente na face da rocha. A cabeça de corte pode ser um tambor rotativo de uso geral montado em linha ou perpendicular à lança, ou pode ser cabeças de funções especiais, como espigões tipo martelo de martelo, cabeças de microrrodas de fratura por compressão, como aquelas em máquinas de perfuração de túneis maiores, uma cabeça cortadora como uma gigantesca motosserra para cortar rochas ou simples caçambas de escavadeiras tradicionais.

Raise borer – A broca de elevação é uma máquina usada na mineração subterrânea, para escavar um buraco circular entre dois níveis de uma mina sem o uso de explosivos.

Transporte

Correias transportadoras - são utilizadas em várias indústrias e, na mineração, têm uma função central: transportar o minério extraído de um ponto a outro. Normalmente, ligam as minas com os pontos, para que não aconteça nenhum problema no transporte da matéria-prima, e para diminuir os custos e o tempo das operações, pois as distâncias são longas, podendo percorrer dezenas de quilômetros.

Outros equipamentos importantes de transporte são os vagões sobre trilhos ou pneus, o shuttle car e as vagonetas, além dos caminhões subterrâneos.

Explore todo esse universo subterrâneo — ao ar livre!

A M&T Expo, a maior feira de mineração e construção da América Latina, acontece de 5 a 8 de julho de 2021.

Representantes de empresas relevantes no mercado da mineração estarão reunidos, demonstrando novas soluções e desenvolver parcerias importantes para superar os mais atuais desafios do setor.

Acompanhe por aqui essas e outras informações, e fique por dentro. Aproveite para preencher o formulário para visitar a M&T Expo, clicando aqui: quando abrirmos o credenciamento, você será informado(a) via e-mail.