Tracbel comemora 55 anos como um dos maiores distribuidores brasileiros

Tracbel comemora 55 anos como um dos maiores distribuidores brasileiros

Por: Santelmo | Imagem: Tracbel

Nascida em 1967 como uma pequena empresa de manutenção de máquinas, a concessionária é referência em seu setor.

undada em Belo Horizonte (MG), a Tracbel passou de um estabelecimento comercial meramente local. A empresa se tornou um sólido grupo nacional multimarcas, que comercializa bens de produção e veículos comerciais, com 32 unidades distribuídas em 15 estados, mais de 1 mil funcionários e milhares de clientes. 

Atualmente, a Tracbel tem forte atuação nos segmentos de construção, mineração, transporte, agronegócio, logística e uma série de áreas afins. "Sempre apostamos no oferecimento de equipamentos avançados e em assistência técnica de alta qualidade, para aumentar a rentabilidade da operação dos clientes", declara Luiz Gonzaga Pereira, um dos fundadores e atual presidente do Grupo.

Ele atribui o sucesso e a expansão ao longo e árduo trabalho desempenhado neste campo. "Tenho a convicção de que contribuímos com o desenvolvimento do País, por meio da distribuição de equipamentos e soluções de transporte que melhoram a qualidade de vida da população e aumentam a produtividade das empresas", afirma. 

Por sua vez, Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, enxerga que a empresa tem um compromisso inegociável com o progresso. Somos uma rede especialista sempre pronta para acompanhar as mudanças e caminhar com otimismo, viabilizar produtos e serviços que trazem mais eficiência aos negócios dos clientes", complementa.

Expansão 

Luiz Gonzaga apostou num momento em que a infraestrutura do Brasil era ainda muito deficitária e o país vivia um momento de grandes investimentos. Depois de um período inicial de trabalhos locais, a empresa passou a prestar serviços ao mercado regional, nacional e a crescer de forma sustentável, expandindo com recursos próprios. 

No ano de 2005, a Tracbel iniciou sua grande expansão, aliando crescimento orgânico com aquisição de outras empresas: um total de 13, em 17 anos. O avanço acelerado deu-se a partir de 2016, por conta principalmente da concentração dos negócios em setores da economia também em aceleração, principalmente commodities agrícolas e minerais. "Crescemos dez vezes desde então", lembra Gonzaga.

Atualmente, a empresa atua na distribuição de equipamentos de construção, mineração, logística, transporte e agronegócio, além da venda de pneus e peças. Comercializa produtos e presta serviços para as marcas Volvo (equipamentos de construção, caminhões e chassis de ônibus), SDLG (máquinas amarelas), Tigercat (equipamentos florestais), Michelin e Camso (pneus comerciais) e Kalmar (equipamentos portuários e de logística). Recentemente, associou-se à Itaeté Máquinas Agrícolas, concessionária de máquinas agrícolas da John Deere no interior de São Paulo.

Investimento em pessoas 

Acreditar nas pessoas, empoderá-las, dando autonomia com responsabilidade e oferecendo oportunidades de crescimento interno: a Tracbel se orgulha de ter nos seus funcionários um dos maiores ativos do Grupo. Desde os primórdios, Luiz Gonzaga nunca cansou de repetir o mantra "Pessoas e fluxo de caixa, isto é a empresa". E repete até hoje pelos corredores da sede e nas reuniões do Conselho de Administração. "Temos um ambiente de estímulo, incentivo e de bem-estar", diz.