Tecnologia na construção

Tecnologia na construção

Maquinários com tecnologias cada vez mais automatizadas conferem precisão aos processos

A tecnologia definitivamente está instalada em todos os aspectos de nossas rotinas. Os setores da mineração e construção não ficariam de fora deste movimento.

De uma maneira diferente do que os antigos imaginavam, os robôs estão entre nós. Não como um C3PO de Star Wars, ou uma Rosie dos Jetsons, que eram pensados para ser assistentes pessoais humanoides, mas chegaram em forma de inteligência artificial e máquinas tecnológicas que atuam com o intuito de melhorar os processos nos canteiros.

Tecnologia na construção

Inteligência artificial, automatização e diversas outras tecnologias de programação já têm sido empregadas para melhorar a rotina na obra.

Inclusive você pode ver uma lista de soluções deste tipo neste outro artigo.

E para além dos softwares de gestão, essa inteligência também é usada no desenvolvimento de máquinas tecnológicas e equipamentos, que se tornam cada vez mais precisos e seguros, e aos serem comandados por profissionais treinados e qualificados, resultam em trabalhos mais ágeis.

Já existem máquinas que possuem uma sensibilidade tão apurada em seus braços, que mitigam com excelência os erros, garantem que locais dificultosos sejam facilmente acessados e até mesmo parafusos sejam apertados da forma mais exata o possível de acordo com o peso e o tipo de material que irão suportar.

Há ainda as máquinas autônomas, como a escavadeira que faz os buracos sem um operador diretamente em seu controle. Para que ela funcione é necessário apenas inserir as coordenadas, quantidades e medidas que a máquina fará o seu trabalho.

No Japão, já existem empresas fazendo o uso de rolos compactadores, caminhões de carga e pás com direção, todos guiados remotamente via GPS por um controlador profissional.

E para auxiliar os profissionais,principalmente os com mais idade, também em terras japonesas, as corporações estão investindo em exoesqueletos, que são uma espécie de colete que auxilia os profissionais a carregarem os materiais por dividirem o seu peso. Por exemplo: com esse dispositivo é possível carregar um material de 20kg, mas sentir apenas 12kg deste peso, o restante é suportado pelo dispositivo.

Segundo um estudo do MEPI (Midwest Economic Policy Institute),  há um potencial no setor de construção civil para automatização de 88% de um canteiro de obras.
O resultado? Redução do tempo de execução de projetos, obras mais eficientes e mais seguras.

Conhecer e investir para inovar

Impulsionado pelas novas descobertas de aplicações das tecnologias e com o setor aquecido os investimentos nessa área não param.

Embora estas máquinas pareçam as mesmas, as transformações e peculiaridades no seu desempenho são impressionantes. E quanto antes você conhecer, poderá investir para empregar, tanto adquirindo ou locando as máquinas e equipamentos necessários, quanto treinando a mão de obra para operá-las.

Esteja pode dentro de todo esse mundo tecnológico

Na M&T Expo, que acontecerá de 5 a 8 de julho de 2021, você terá a oportunidade de conferir mais sobre as tecnologias aplicada em obras, não só com a exposição das mais modernas máquinas e equipamentos, mas também com a Smart.Con, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho de 2021, em paralelo à M&T Expo

Saiba mais sobre como ser expositor ou visitante da M&T Expo, clicando aqui.

Agora, se o seu interesse é conhecer mais sobre a Smart.Con, focada em antecipar o futuro da construção, clique aqui.