WhatsApp

Maior Feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina
Mais informações em breve

13h às 20h

  • Home
  • Releases
  • M&T Expo 2024 vai estimular o crescimento do setor de máquinas para construção e mineração no Brasil

M&T Expo 2024 vai estimular o crescimento do setor de máquinas para construção e mineração no Brasil

Melhoria no cenário econômico do país, com possível crescimento do número de obras de infraestrutura, deve acelerar vendas de máquinas e equipamentos

A M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que foi aberta nesta terça-feira (23/4), vai contribuir com o crescimento do mercado neste ano, uma vez que a feira, ao longo de suas edições, tem estimulado a realização de negócios e relacionamento.

“Contamos com a participação dos principais fabricantes mundiais de equipamentos de linha amarela (movimentação de terra), movimentação de cargas e pessoas, concreto e asfalto e das indústrias e fornecedores de peças, componentes e serviços. São 500 expositores nacionais e internacionais, com novidades exclusivas para os visitantes”, disse Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil.

A feira deve receber mais de 35 mil visitantes do Brasil e do exterior até sexta-feira, dia 26 de abril. “Nosso comprometimento com o setor de equipamentos para construção e mineração nos impulsiona a buscar inovações para propiciar uma melhor experiência completa a todos os profissionais que estarão na feira e, ao mesmo tempo, ampliar os benefícios aos expositores. Por isso, preparamos novidades que atendem as demandas do mercado e que proporcionam novas formas de adquirir conhecimento, apontar tendências, realizar networking e negócios”, afirmou Pickert.

Stefan Rummel, CEO da Messe München, enfatizou a importância da participação das empresas do mercado e da parceria da Sobratema para a realização do evento. “A feira é a principal plataforma da indústria do setor, reunindo as principais marcas, que apresentam as soluções para atender a demanda do mercado”.

Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), parceria institucional da M&T Expo 2024, lembrou que o mercado de máquinas atingiu seu auge em 2011, com 83 mil unidades comercializadas, mas com as dificuldades econômicas e incertezas políticas dos anos seguintes, caiu patamar em 2016.

“Após esse período, grandes reestruturações foram implementadas no setor de infraestrutura, incentivando investimentos privados, acelerando privatizações, e estimulando a captação de recursos através dos fundos financeiros. Houve ainda mudanças, no modelo de gestão do patrimônio das empresas de construção, agro, mineração e logística que migraram da aquisição dos ativos para a locação dos equipamentos, aumentando a produtividade utilizando a máquina que melhor atende a produção naquele momento, eliminando administração da frota pós utilização e reduzindo os custos de mobilização e desmobilização”, destacou Mamede.

Marcos Penido, secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, fazendo um balanço das atividades de sua pasta, garantiu que os investimentos em andamento e previstos até o fim desta gestão somam R$ 100 bilhões. “As empresas presentes na M&T Expo são fundamentais para a concretização dessas ações. Juntos, Estado e iniciativa privada, estamos promovendo crescimento com responsabilidade e sustentabilidade, com a certeza de que servirá de exemplo para todo o País”, frisou.

As realizações em âmbito municipal, da capital paulista, foram resumidas pelo secretário de municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro: “São 1.800 obras em andamento, incluindo 20 milhões de quilômetros de vias recapeadas, mais de 300 intervenções em viadutos e pontes, importante obras de mobilidade, entre outras, que tornam otimismo a palavra desde setor de 2024 em diante”.

Participaram também da solenidade de abertura Caio Seabra Filho, diretor da Agência Nacional de Mineração do Ministério de Minas e Energia, Vagner Bernal Barbeta, reitor da FEI, Newton José Soares Cavalieri, diretor do departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) e vice-presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção (Consic) da FIESP e Joseph Weiss, cônsul-geral adjunto do Consulado da Alemanha.

Estudo da Sobratema prevê crescimento de 6% nas vendas de máquinas para construção

A comercialização de máquinas para construção deve crescer cerca de 6% em 2024 em relação ao ano passado, chegando a mais de 55,5 mil equipamentos vendidos neste ano, contra 52,4 mil unidades comercializada em 2023. Em se tratando de máquinas da linha amarela (movimentação de terra), a previsão é de mais de 33 mil equipamentos comercializados, o que representa uma alta de 6% ante 2023. Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), durante coletiva de imprensa de abertura da 12ª edição da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que teve início nesta terça-feira, dia 23 de abril, no São Paulo Expo.

De acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, as concessões de infraestrutura, a mineração e o agronegócio têm trazido estabilidade para o crescimento sustentável do mercado de máquinas e vão continuar influenciando de forma positiva as vendas no setor. “O setor privado ganhou relevância nos últimos anos com os leilões, fomentando confiança e segurança para investir. Na área pública, destaque para os esforços e recursos financeiros das prefeituras e governos estaduais, que estão promovendo obras. A efetiva mobilização das obras do PAC pode contribuir para esse resultado ser ainda melhor”, disse.

Um ponto tratado por Daniel foi a dificuldade de contratação de mão de obra para o mercado de equipamentos, principalmente, porque a nova geração está interessada em outros tipos de atividades e profissões. “Nosso setor atua de Norte a Sul do país, oferece boas condições de salário, desenvolvimento social e qualificação, pois as empresas e as entidades estão unidas para a equacionar essa questão, atuando para formar mão de obra”, finalizou.

Abaixo, segue programação das coletivas das empresas integrantes do Pool de Imprensa, com os respectivos locais.

Dia 23/04 (terça)EMPRESAEVENTOLOCAL
19h00MESSE MUENCHEN DO BRASILHappy HourEstande

Dia 24/04 (quarta)EMPRESAEVENTOLOCAL
10h00CATERPILLARColetivaEstande A140
15h00VOLVO CEColetivaEstande A90
16h15JOHN DEEREColetivaEstande A130

*Sujeita a alterações e/ou complementos

Saiba mais sobre a M&T Expo: https://www.mtexpo.com.br/

Serviço
Data: 23 a 26 de abril de 2024
Horário: 13h às 20h
Local: São Paulo Expo, SP
Expositores confirmados: https://vitrinedenegocios.mtexpo.com.br/event/mt-expo/exhibitors

Sobre a Messe München
Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

Sobre a Messe Muenchen do Brasil
Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Sobre a Sobratema
A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) atua há mais de 34 anos na geração de negócios e no desenvolvimento dos setores da construção, mineração, rental, agronegócio e sustentabilidade do meio ambiente. Com mais de 600 associados, os programas da entidade contemplam diferente aspectos desses segmentos, incluindo a disseminação de conteúdo qualificado e inédito sobre o mercado, a divulgação de conhecimento técnico e tecnológico, a interação entre os profissionais do setor, o oferecimento de ferramentas estratégicas usadas nesses segmentos, o intercâmbio com tecnologias inovadoras internacionais e a capacitação e certificação profissional.

Assessoria de Imprensa da M&T Expo:

Mecânica de Comunicação Ltda.
Tels: (11) 99981-9950
E-mail: enio@meccanica