WhatsApp
Credenciamento

Maior Feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina
23 a 26 de Abril de 2024 – São Paulo Expo

00mês
00dias
00horas
00minutos
  • Home
  • Releases
  • ROAD SHOW LATAM 2023 – M&T EXPO E IFAT BRASIL: Mineração na Bolívia tem oportunidade de crescer com sustentabilidade e minerais críticos

ROAD SHOW LATAM 2023 – M&T EXPO E IFAT BRASIL: Mineração na Bolívia tem oportunidade de crescer com sustentabilidade e minerais críticos

A mineração na Bolívia tem a oportunidade de expandir suas exportações por meio da exploração e obtenção de minerais críticos, como magnésio, volfrâmio, antimônio, bismuto, lítio e índio. Essa avaliação foi feita por Hector Córdova, analista do setor mineiro, durante Road Show promovido pela Messe Muenchen do Brasil, no dia 9 de novembro, em La Paz, que apresentou informações da 12ª edição da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, e da IFAT Brasil, feira internacional de saneamento e tecnologias ambientais.

Os metais críticos são considerados matérias-primas essenciais para o funcionamento das indústrias e das tecnologias, ao mesmo tempo, em que apresentam alta vulnerabilidade econômica e elevado risco de oferta. “Com a classificação dos metais críticos, no mundo, surge novas perspectivas amplas e promissoras para o país. Magnésio, volfrâmio, antimônio, bismuto, lítio, índio são metais que existem no país e sobre os quais o trabalho deve ser feito. Mas, é preciso desenvolver um plano estratégico que nos leve além do extrativismo ao qual estamos acostumados”, explica Córdova, referindo-se à mineração sustentável, cujos recursos devem vir da iniciativa privada.

Em sua apresentação, Córdova mostrou a importância da mineração para o país. Em 2022, o valor da produção alcançou níveis superiores até mesmo do que antes da crise sanitária, com US$ 6.761,5 milhões, empregando mais de 140 mil pessoas. Os cinco metais mais importantes extraídos são o ouro, zinco, prata, estanho e chumbo.

Rolf Pickert, CEO de Messe Muenchen do Brasil, ressaltou a importância da realização do evento, que reuniu mais de 100 empresários e associações, para tratar de importantes temas para o mercado boliviano e as perspectivas da M&T Expo e da IFAT Brasil, que serão promovidas em abril de 2024, em São Paulo (Brasil). “Ao conversar com os participantes, percebemos o interesse do público em visitar os dois eventos, inclusive de instituições ligadas ao governo da Bolívia. Por esse entusiasmo, temos a certeza de que os objetivos de estimular a interação entre as pessoas e compartilhar conhecimento foram cumpridos”.

Para Renan Utri Andreguetto, Project Manager de IFAT Brasil, foi uma grande oportunidade para entrar em contato com os empresários bolivianos e compreender as demandas do mercado de saneamento no país. Ele ressaltou ainda a parceria com a AHK na Bolívia para a realização do encontro.

O ministro conselheiro da Embaixada Alemã na Bolívia, Tarmo Dix, comentou sobre como foi interessante a oferta de dois temas em um único evento – as feiras e o conhecimento técnico sobre mineração na Bolívia. “Os temas foram muito pertinentes para o desenvolvimento do país e da América Latina”, disse.

Já Alejandro Torrez, gerente regional em La Paz da Well Chemical, o evento compartilhou informações muito importantes para o setor da mineração. Sobre as feiras, ele avaliou que são interessantes para fomentar o mercado e, também, para a Bolívia.

Com o patrocínio da John Deere, o Road Show mostrou a relevância da M&T Expo para o mercado de equipamentos para construção e mineração, e da IFAT Brasil para fomentar o saneamento na América Latina. Estes encontros possibilitaram a ampliação do alcance destas duas feiras na região sul-americana e apresentou os benefícios e facilidades que foram especialmente desenhadas para receber os visitantes internacionais.

A M&T Expo contará com o lançamento de máquinas, equipamentos, peças, componentes e serviços, além de diversas atrações, como a Arena de Demonstração para a apresentação ao vivo de equipamentos inovadores dos expositores. O credenciamento é gratuito para profissionais do setor e já pode ser feito neste link: Cadastro de Visitantes (sigevent.pro)

A IFAT Brasil abrangerá todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. O Congresso terá mais de 15 painéis, com a presença de grandes players nacionais e internacionais, como a Isle Utilities e a German Water Partnership, para debater os temas atuais do segmento, promovendo conhecimento aos profissionais, a fim de atender as demandas para o desenvolvimento sustentável do setor. Saiba mais sobre o evento: https://ifatbrasil.com.br/

Sobre a Messe München
Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

Sobre a Messe Muenchen do Brasil
Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Assessoria de Imprensa da M&T Expo:

Mecânica de Comunicação Ltda.
Tels: (11) 3259-6688/1719
E-mail: enio@meccanica.com.br