Chile planeja ampliar participação de fornecedores de mineração no exterior

Chile planeja ampliar participação de fornecedores no exterior

Atualmente, o Peru é o principal mercado alvo das exportações, seguido por Brasil e México

A agência de promoção de exportações ProChile planeja aumentar a presença de fornecedores locais de mineração nos mercados internacionais. No ano de 2021, um grupo de 432 fornecedores de mineração chegou a exportar US$ 681 milhões em bens e serviços, o equivalente a 0,8% das vendas totais do Chile, de US$ 89,9 bilhões.

A informação divulgada pela BNAmericas foi dada pela Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais (Subrei), que apresentou em um evento os resultados de um relatório elaborado em conjunto com a ProChile.

Atualmente, são 401 empresas fornecedoras de bens e 83 de serviços. Desse total, 87% de suas exportações permanecem na região. O Peru é o principal mercado alvo das exportações, recebendo 49%, seguido por Brasil e México.

A maior parte dos produtos é barras de ligas de aço, esferas de ferro ou aço para moagem de minério, nitrato de amônio, peças para máquinas destinadas a separar, triturar ou pulverizar material mineral sólido, tubos de polímero de etileno, detonadores, peças para máquinas de sondagem ou perfuração, barras para perfuração de ligas de aço e bombas para líquidos.

No escopo de serviços, os mais exportados são consultoria e suporte técnico em TI, design de software e engenharia para mineração extrativa de cobre e para instalações de metalurgia.

Os negócios com o Brasil tendem a crescer, devido à atratividade desse mercado, principalmente pela maior atenção dada à introdução de operações remotas desde o início da pandemia de Covid-19. Por exemplo, a produtora local de minério de ferro Vale começou a operar a mina de Brucutu, em Minas Gerais, com caminhões 100% autônomos e controlados à distância.

As maiores oportunidades de negócios no Brasil estariam em produtos e serviços para as áreas de manutenção, abastecimento e equipamentos de moagem.

Por: Santelmo Camilo