Governo de SP assina contrato de concessão do Trecho Norte do Rodoanel

Obras devem ser retomadas nos próximos meses; a Via Appia FIP Infraestrutura será responsável pelo término do empreendimento orçado em R$ 3,4 bilhões

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou a assinatura do contrato de concessão do Rodoanel Norte, na modalidade parceria público-privada (PPP), após leilão em março. Segundo informações veiculadas pelo governo de São Paulo, a ganhadora do certame, Via Appia FIP Infraestrutura, será responsável pelo término do empreendimento orçado em R$ 3,4 bilhões, além da manutenção e operação do trecho por um prazo de 31 anos. A entrega concluirá totalmente o anel viário da Grande São Paulo e está prevista para o segundo semestre de 2026.

O consórcio vencedor ficará responsável por investir R$ 2 bilhões para a finalização das obras, além de mais R$ 324 milhões para a implantação de projetos auxiliares. A partir da assinatura do contrato, em um mês haverá a assinatura do Termo de Transferência Inicial e o subsequente início de prazos para execução de obras. A concessionária terá um período de pré-construção, de até um ano, para concluir todos os levantamentos necessários para reassumir as obras.

A verificação vai abranger trechos sem conclusão de serviços e condições dos segmentos já executados para detalhar o que precisará ser refeito ou recuperado, entre outros dados técnicos. As informações serão empregadas nos projetos executivos das intervenções até a entrega de todo o Rodoanel Norte, no segundo semestre de 2026.

Haverá, ainda, investimento de R$ 1,8 bilhão ao longo da concessão para operação e manutenção da via. A supervisão ficará a cargo da Artesp.

Deságio de 100%

Ainda segundo o governo, proposta vencedora apresentou deságio – desconto sobre o valor a ser pago pelo Governo do Estado – de 100% pela contraprestação dos serviços públicos de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário por 31 anos. O valor estipulado no edital era de R$ 51,4 milhões anuais.

O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão no eixo principal, com três ou quatro faixas por sentido, passando por São Paulo, Arujá e Guarulhos. As melhorias preveem a construção de sete túneis duplos, 107 obras de arte especiais, quatro paradas para cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários, dois postos de fiscalização e instalação de duas balanças de pesagem e câmeras de monitoramento, além de serviços de ambulâncias, guinchos, caminhão pipa e inspeção de tráfego.

O empreendimento deve reduzir a circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na capital e dar mais rapidez para cruzar a Grande São Paulo no acesso a Santos. Também estão previstas melhorias ambientais, como a redução de 6% a 8% na emissão de dióxido de carbono veicular na região metropolitana, o plantio de árvores em área total de mil hectares e a implantação de travessias de fauna.

Por: Santelmo Camilo