Colômbia investe $ 2,6 milhões em obras viárias em Bogotá

Colômbia investe $ 2,6 milhões em obras viárias em Bogotá

O projeto é dividido em vários trechos, com valores custeados pelo governo federal e municipal

No mês de março, o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU) da Colômbia fechou dois processos de licitação pública para realização de obras de construção, melhoria viária e adequação ao sistema de transporte público da Rua 13, em Bogotá. O projeto terá um investimento de $ 2,6 milhões, sendo 70% desse valor custeados pelo governo federal e 30% pelo distrito.

A proposta de construção do entroncamento da Ponte Aranda foi apresentada pelo Consórcio CC L1, constituído pela Constructora ConConcreto S.A. com 75% de participação, e ConConcreto Proyectos S.A.S com 25% de participação. De acordo com a Prefeitura de Bogotá, o objeto do contrato é a construção de um cruzamento de três níveis onde se encontram a Avenida Centenário (Rua 13), Km 50 (Avenida Batalhão Caldas), Avenida Las Américas, Avenida Colón e Avenida dos Comunardos.

Uma segunda licitação corresponde aos trechos 2, 3 e 4. A construção será iniciada no Km 55 e se estenderá até a o Km 69F, incluindo a interseção da Avenida 68, o viaduto da Avenida Constitución, quatro estações e dois retornos operacionais do sistema de transporte público e seus respectivos acessos elevados.

O trecho 3, que vai do Km 69F ao 100, inclui a interseção da Avenida Boyacá, o entroncamento com a interseção da avenida Ciudad de Cali, um viaduto na avenida Fontibón, cinco estações e um retorno operacional do sistema de transporte. O trecho 4, que começa no Km 100 e se estende até a fronteira distrital, inclui um viaduto na Rua 17 com o Km 119, quatro estações, a estação principal e um retorno operacional do sistema de transporte público de massa.

Por fim, o trecho 5, que ainda não foi licitado, corresponde ao pátio das oficinas e entrará em processo licitatório assim que houver viabilidade imobiliária. Essa licitação, contudo, deverá ser realizada pelo IDU ainda no primeiro semestre deste ano.

Por: Santelmo Camilo