Governo colombiano aposta em energias renováveis

Empreendimentos em Tolima, Córdoba, Magdalena e Meta mostram que o país se destaca em projetos de geração de energia solar

A Colômbia é um dos países latino-americanos que tem se destacado nos investimentos em fontes de energia renovável. Entre as inaugurações recentes de parques solares, estão três usinas em Tolima no início de fevereiro, que foram construídas pela Grenergy, empresa espanhola produtora de energia renovável e especializada no desenvolvimento de projetos eólicos e de armazenamento fotovoltaico.

Esses três projetos somam um total de 38 concluídos em todo o território colombiano, de acordo com o relatório do Ministério de Minas e Energia. A partir desse panorama, os empreendimentos de energia solar ganham relevância na Colômbia, exemplo disso é a Solar Providencia, que está em construção desde julho do ano passado e planeja gerar 1,8 megawatts de potência de pico, com um sistema de baterias de 2,5 megawatts.

Outro projeto em construção é La Loma, que está 70% concluída e com um potencial de 187 megawatts a partir de 400.000 painéis solares distribuídos em 437 hectares. O fornecimento de energia projetado para este parque solar é de 370.000 pessoas por ano.

A multinacional francesa de energia renovável GreenYellow também iniciou a construção na Colômbia de cinco parques solares nos departamentos de Córdoba, Magdalena e Meta, com uma capacidade instalada combinada de 70 MWp e que deverão entrar em operação no quarto trimestre deste ano.

Segundo a empresa, os mais de 108.000 painéis solares bifaciais de tecnologia monocristalina implantados em cerca de 106 hectares dos referidos departamentos poderão, uma vez operacionais, injetar mais de 118.000 MWh por ano no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Por: Santelmo Camilo