Governo vai relançar o PAC, priorizar obras 'verdes' e usar aplicativo como aliado

Governo vai relançar o PAC, priorizar obras ‘verdes’ e usar aplicativo como aliado

Estados e municípios poderão enviar dados atualizados ao governo federal, para informarem sobre obras paralisadas ou atrasadas

O novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) deve ser lançado pelo governo até o final do mês de abril e terá como prioridade os chamados ‘projetos verdes’, no escrutínio dos empreendimentos com maior probabilidade de integrar o plano de investimentos. Entre os setores preferenciais está o de saneamento, tendo em vista a meta de universalização.

Em razão disso, será lançado um aplicativo para que estados e municípios possam enviar ao governo federal informações sobre obras paralisadas ou atrasadas. De um total de 417 empreendimentos demandados pelos estados, cerca de 136 são obras rodoviárias, como duplicação e pavimentação de estradas, mas há dezenas de projetos de infraestrutura, portos, aeroportos, saúde e educação. Contudo, o governo informou que os modais ‘verdes’ terão mais destaque no plano, como o ferroviário e o hidroviário.

Dessa maneira, estados e municípios poderão validar as informações para que se possa ter um referencial de quais obras estão paradas no país, quais estão em ritmo lento, grau de execução, se é possível ou não retomar. A ideia será filtrar o que for recebido dos governadores e fundir o que for aprovado desses itens com a retomada de várias obras do governo anterior.

Por: Santelmo Camilo