New piscinão (reservoir to contain and divert rainwater) will be built in the East Zone of São Paulo

Novo piscinão de São Paulo vai conter cheias na Vila Prudente

A obra terá a capacidade de 54 piscinas olímpicas e servirá para conter as cheias do córrego Mooca

Projeto tem como objetivo combater as enchentes que normalmente acometem a região de Vila Prudente, na Zona Leste da capital paulista. As obras estão orçadas em R$ 185,5 milhões e, após contratadas, deverão ser executadas num prazo de 35 meses, sendo 23 meses para a construção e 12 para operação assistida do piscinão.

De acordo com a SPObras, essa construção é essencial porque o córrego Mooca apresenta diversos pontos de transbordamento em períodos chuvosos, por não contar com capacidade suficiente de escoamento das águas pluviais. Essa condição resulta em inundações na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello e ruas adjacentes. As obras do reservatório vão promover maior vazão de escoamento do córrego, no trecho compreendido entre a Avenida Jacinto Menezes Palhares até a confluência com o rio Tamanduateí, reduzindo os alagamentos.

Com 13,8 mil m² de área e profundidade de 15 metros, o piscinão terá capacidade para 134,5 mil m³ de água, o equivalente a 54 piscinas olímpicas. O empreendimento será construído na esquina entre a Avenida Professor. Anhaia Mello e a Avenida Jacinto Menezes Palhares, local do antigo Centro Educativo e Esportivo Artur Friedenreich, atual Clube Escola Vila Alpina, onde fica um campo de futebol.

Após conclusão das obras, toda a infraestrutura hoje existente, composta pelo campo de futebol, pista de cooper e lazer, será reconstruída, possibilitando que a área seja utilizada sem que a existência do piscinão seja percebida.

Por: Santelmo Camilo