Sergipe ganha quilômetros iniciais da duplicação da BR-101

Sergipe ganha quilômetros iniciais da duplicação da BR-101

Previsão de entrega dos sete primeiros quilômetros é ainda para o mês de abril, de contrato estimado para ser concluído em 2024

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou duplicação de 25,5 quilômetros da BR-101/SE, com trechos que fazem parte do Plano de Ações dos 100 Dias do Ministério dos Transportes. Até o momento, já foram duplicados trajetos do quilômetro 0 ao quilômetro 51,8, entre os munícipios de Propriá e Carmópolis, e do quilômetro 77,3 ao quilômetro 93,4, do percurso que liga os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras.

O trecho de 25,5 quilômetros no segmento entre o quilômetro 51,8 ao quilômetro 77,3, estão em andamento e a entrega dos sete primeiros quilômetros deste trajeto está prevista para abril deste ano, em um contrato com previsão de ser concluído até o final de 2024, com investimentos da ordem de R$ 180 milhões.

E o trajeto entre a cidade de Estância (SE) até a divisa com a Bahia, do quilômetro 151,1 ao 206,1, ainda será licitado, com previsão de investimentos de R$ 850 milhões. Além da duplicação, esse segmento contempla a implantação de novos contornos nos municípios de Estância, Umbaúba e Cristinápolis, isso significa que a rodovia deixará de passar por dentro das cidades, promovendo mais segurança e trafegabilidade.

A BR-101/SE conecta os estados do Nordeste, sendo a principal via de conexão do Nordeste com a capital de Sergipe, a grande Aracaju. A rodovia é fundamental para escoar as safras de cana-de-açúcar produzidas na região, além de ser caminho para a circulação do minério de ferro que vem da Bahia até o porto de Sergipe.