Setor de peças e componentes de máquinas se fortalece no Brasil

De olho na evolução do parque de máquinas, empresas fornecedoras de peças para equipamentos de construção e mineração aumentam participação de mercado

Nos últimos anos, as frotas têm evoluído em termos de variedade e especificidade para as mais diferentes aplicações dos setores de construção e mineração. Se em meados de 2009 não havia no Brasil tanta variedade de marcas e modelos de um determinado tipo de equipamento e as opções até então existentes, não raras vezes trabalhavam em operações para as quais não eram bem dimensionadas, hoje a realidade mudou. O mercado brasileiro está mais maduro, com um bom portfólio de opções que, embora em menor proporção ao dos Estados Unidos e da Europa, tem atendido às exigências da engenharia moderna.

Essa evolução tem sido positiva para o mercado de peças e serviços, que tem se desenvolvido para suprir as necessidades das empresas. Quanto mais diversificado se torna o país em termos de quantidades e opções, maior é a demanda por diferentes tipos de peças de reposição, realidade que pôde ser percebida entre as empresas do setor de peças expositoras da M&T Expo 2022.

Thiago Giglio, diretor da Tem Tratorpeças, por exemplo, mencionou ter computado crescimento nas vendas de 30% ao ano desde o início da pandemia. “Investimos alto no início de 2020, pressentindo o sufoco que viria pela frente, e a estratégia foi assertiva”, comemorou. De acordo com ele, o foco da participação na M&T Expo é ampliar a carteira de clientes e apresentar novas peças, além de receber amigos novos e veteranos.

“Com as vendas online, estabelecemos contato com muita gente que ainda não conhecíamos pessoalmente. No estande, pudemos encontrar e fazer uma boa e merecida confraternização”, conta Giglio. A Tem Tratorpeças é especializada em venda de peças para máquinas da marca Komatsu, fornecendo desde itens da parte elétrica, filtros, vedação, material rodante e de motor. A empresa conta com mais de 50 mil itens para reposição, de marcas como Freudenberg-NOK, Sakura Fillter, Miba, World Gasket e USCO-ITR.

A fabricante japonesa Kubota também participou da M&T Expo 2022 para conhecer melhor os clientes e aumentar a expressividade da marca na principal feira do setor, já que, segundo Craig Dow, gerente de vendas da empresa para a América Latina, a presença até então era tímida.

“Recebemos visitantes de países como Paraguai, Uruguai, e muitas pessoas estavam interessadas em peças de reposição para os motores da marca. Foi possível detectar, inclusive, que não temos uma rede de distribuição ampla o suficiente para atender toda a demanda do mercado”, constata Dow.

A feira foi muito positiva para consolidar a marca e entender melhor as necessidades dos clientes, afirma o gerente, que diz ter realizado bons negócios durante o evento. Contudo, a empresa identificou a necessidade de aumentar o estoque de peças de reposição no Brasil, já que o consumo tende a ser bem maior que a quantidade ofertada.

“A Kubota tem crescido 20% ao ano no país, por isso será necessário aumentar a produção. E essa alta tendência, inclina-se a ser crescente, por isso precisaremos estar mais bem estruturados”, diz Dow, que já confirmou presença para a próxima edição do evento.

Para Paulo Rosas, gerente de vendas e marketing da Hydraforce, a participação como expositor de uma feira como a M&T Expo é muito importante. “Temos presença significativa no mercado agrícola, mas queremos aumentar participação no setor da construção, fortalecendo a marca de maneira institucional e levantar novas oportunidades”, explica.

De acordo com ele, o segmento de equipamentos para construção está em franco crescimento, os investimentos em obras de infraestrutura são essenciais para o país se sustentar. “A Hydraforce é referência global no segmento de válvulas cartucho montadas em blocos manifold para equipamentos dos setores da construção, agrícola e industrial. Desde 2016, a empresa vem crescendo mais de 20% ao ano e por conta disso, tem investido constantemente.

A Tecpolimer, outra empresa expositora na M&T Expo 2022, apresentou produtos para preenchimento de pneus, uma tecnologia antiga surgida nos Estados Unidos na década de 1970 e produzida pela empresa no Brasil, desde os anos de 1990. “O material é injetado em seu estado líquido no pneu, preenchendo-o completamente, e o ar é drenado. A resina, por sua vez, continua sendo injetada para dar maior pressão ao pneu”, descreve Ciro Nogueira, diretor técnico da empresa.

Dessa forma, um pneu de 50 psi é calibrado com o líquido a 50 psi. Após 48 horas, o material reage e forma uma borracha macia e pressurizada, possibilitando um pneumático com lonas e carcaça pressurizada que sustenta a carga. “O pneu com preenchimento de elastômero acaba sendo bem mais macio que um maciço, por isso esse sistema é adequado tanto para pneus pequenos até os de caminhões de mineração”, informa Nogueira, que prepara a participação da empresa para a M&T Expo 2024.

Por: Santelmo Camilo