Versáteis, retroescavadeiras continuam entre os equipamentos mais vendidos 

Essas máquinas podem receber grande diversidade de implementos e ferramentas para trabalhar em diferentes tipos de obra, por isso permanecem entre as preferidas nos canteiros de obras 

Os anos passam e as retroescavadeiras continuam permanecendo entre os equipamentos mais vendidos no Brasil. O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção aponta que em 2023 haverá um crescimento de 8% na comercialização dessas máquinas, com 10.050 unidades vendidas, ante as 9.320 fornecidas no ano passado. Os números são considerados positivos, já que as vendas de outros tipos de máquinas, como escavadeiras, apresentam tendência de queda, após terem atingido um recorde no setor da linha amarela.  

É prudente lembrar que, em 2022, as vendas de escavadeiras chegaram a ultrapassar as de retroescavadeiras, de acordo com a pesquisa da Sobratema. Os fatores para essa virada podem ser vários, como a tendência de maximização de uso da parte traseira de escavação das retros em detrimento da parte frontal de carregamento, o que justificaria a opção dos compradores em redirecionar os investimentos em escavadeiras compactas. Entretanto, de acordo com Etelson Hauck, gerente de produtos da JCB, essa disparada nas vendas de escavadeiras em relação às retroescavadeiras foi uma oportunidade momentânea e pontual.  

“Ocorreu por causa do excesso de escavadeiras hidráulicas disponíveis em outros países e da falta de componentes nas produções locais”, avalia o profissional. De fato, para 2023 está prevista uma queda de 32% nas vendas de escavadeiras hidráulicas, enquanto as de retro sobem, segundo o estudo. 

Uso otimizado 

Douglas Pereira, gerente de marketing de produto da Divisão de Construção da John Deere Brasil, explica que a média geral de uso de funções de carregadeira e escavadeira é de 30/70, sendo 30% frontal e 70% traseiro. O mercado de compactos, incluindo as miniescavadeiras e minicarregadeiras, aumentam em virtude de fatores como o crescimento urbano e das zonas residenciais, situações onde as máquinas compactas têm transporte mais fácil e são o passo seguinte de pequenos prestadores que iniciam com uma retro. “Já as retroescavadeiras, por conta de sua potência, alcance e tração, também são versáteis em áreas urbanas para obras como as de saneamento”, diz Pereira. 

A versatilidade torna o uso desse equipamento otimizado nos canteiros de obras e a expectativa é que ele continue no topo da lista das mais vendidas nacionalmente. Afinal, trata-se de uma opção com maior diversificação, capaz de atender com qualidade as necessidades de diferentes segmentos. Elas têm lugar no mercado, não necessariamente por serem as máquinas mais eficientes ou produtivas se comparadas a equipamentos específicos, mas a relação custo x benefício para o cliente brasileiro se justifica em diversos setores produtivos.  

Dependendo do trabalho a ser realizado, a retroescavadeira pode receber diferentes implementos para viabilizar a atividade, como marteletes hidráulicos, perfuratrizes, guinchos bag, valetadeiras, garfos frontais, entre outros. Por exemplo, os rompedores hidráulicos usados na quebra do concreto são utilizados no conjunto traseiro das máquinas. Para isso, é necessário o kit PDR (Predisposição para Rompedor), que é basicamente uma válvula extra junto com as linhas hidráulicas auxiliares. Já as vassouras para limpeza de estradas, outro implemento com alta popularidade, demandam uma linha hidráulica auxiliar frontal para que a peça gire e realize corretamente sua função. 

No segmento de locação, a fatia de mercado ocupada atualmente pelas retroescavadeiras é bastante sólida. Hauck informa que nos últimos três anos, esse segmento aumentou bastante as compras de máquinas do tipo. “Isso se deve ao alto investimento de grandes empresas de locação no país, que estão inovando na gestão financeira, operacional e manutenção da frota”, explica. 

Locadores, prestadores de serviço e construtoras que utilizam a retroescavadeira como um equipamento de suporte nas suas operações ainda fazem essa opção devido a sua multifuncionalidade. Neste cenário, essas máquinas continuam representando uma parcela importante dentro de diferentes mercados, como a construção civil, por esbanjar versatilidade de aplicação nos principais segmentos. 

Por: Santelmo Camilo