Uruguai investirá US$ 900 milhões em obras rodoviárias

Num período de cinco anos, o total de recursos destinados a obras nessa área deve chegar a U$ 3,7 bilhões

A continuação da circular perimetral da Rota 5 para a Rota 1, assim como a construção da Rota 6 e de novos trechos de duplicação na Rota 5, são as obras de maior destaque previstas para acontecerem no Uruguai, em 2023. De acordo com o ministro dos transportes e obras públicas, José Luis Falero, este ano os investimentos serão semelhantes aos efetuados em 2022, na ordem de 900 milhões de dólares.

Num período de cinco anos, o valor total deve chegar a 3,7 bilhões de dólares. Segundo Falero, o investimento nessa área é fundamental para começar a adequar a malha rodoviária ao fluxo de veículos e às necessidades de movimentação de cargas. Por isso, além dos trabalhos nas próprias vias, estão sendo construídas rotas e pontos de acesso a centros urbanos, com instalação de sistemas de radares para garantia de segurança.

No final do ano passado, foi inaugurada a duplicação da Rota 3, da Rota 1 até a cidade de San José; o acesso oeste a Montevidéu, com o novo viaduto; o entroncamento na interseção das rodovias 8 e 11 e o acesso ao balneário Barra del Chuy, no departamento de Rocha. No mês de janeiro, foram inauguradas duas importantes obras: a Ponte Centenária sobre o Rio Negro, que melhorou a segurança viária no trecho urbano de Paso dos Toros; e a ponte Picada Oribe, que liga San Gregorio de Polanco a La Paloma, em Durazno.

O ministro também anunciou a conclusão das obras da Rota 6, uma das principais rotas de entrada e saída de Montevidéu, essencial para desafogar o trânsito das vias habituais. Sobre a continuação do Anel Perimetral, Falero explicou que essa obra unirá as rotas 5 e 1, em um desvio de mão dupla, possibilitando o tráfego da Costa Oeste do país até Rocha, sem passar por Montevidéu. Essa é uma obra fundamental para desviar os veículos de transporte de cargas da capital.

Em relação à construção de pontes, o ministro lembrou que estão sendo realizadas obras em todas as importantes vias nacionais, para adequá-las à carga e largura necessárias ao correto fluxo de veículos.

Por: Santelmo Camilo